Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O homem um ser construído

          O homem é criado pela sociedade, assim como a sociedade é uma construção do homem. O que iremos vestir, o que iremos comer, a escolha do nosso gênero, tudo depende da sociedade que estamos incluso, sendo assim somos apenas fruto do meio onde vivemos; a sociedade impõem um padrão e nós simplesmente o seguimos. Deixamos ser modelados.
           Não nascemos quem somos, o homem não nasce homem, a mulher não nasce mulher, o nosso gênero é implantado, simplesmente foram ideias que nos impuseram e aceitamos sem questionar, por achar que estas são verdades absolutas, portanto inquestionáveis.
Ao mesmo tempo em que o ser humano é o criador, ele quem dita às regras, mas também é ele que as tem que seguir, ele se deixa dominar sem fazer uso da força, é como fosse algo natural ser ‘catequisado’. O homem perde a sua autonomia, alienando-se, e tudo isso acaba sendo feito sem ao menos este se dar conta que está sendo simplesmente domesticado para os padrões que a sociedade designa, perdendo sua liberdade, sendo enclausurado por mudanças às quais ele não escolheu, fora simplesmente forçado à aceita-las, pois só aceitando-as poderá vim a conseguir sobreviver neste habitat selvagem que vivemos, no qual somos vistos como civilizados; onde os mais fracos, com menor poder aquisitivo, acaba sendo caçados e virando prezas fortes, com maior pode aquisitivo, por ser estes os detentores dos meios de produção.
        Vivemos a nos pergunta o porquê da massa humana aceitar a dominação? A massa humana aceita a dominação, pois não se enxerga como dominado, não se ver sendo um servidor, pois a venda da alienação já está cobrindo seus olhos impedindo assim que enxergue sua condição e tente se evadir desta. Permanecer como alienado parece mais atraente do que lutar por uma causa, tentar fugir da condição que se encontra. Conformamos com a servidão, a nossa autonomia acaba sendo perdida e nós nem nos damos conta que isto está acontecendo, pensamos que estamos fazendo isto ou aquilo porque queremos, contudo tudo é escolhido e criado pelo meio onde vivemos e só fazemos reproduzi-lo socialmente, pensando ser algo original.
           Então, sendo nossa realidade construída pela sociedade em que vivemos e pelas heranças culturais que ainda tem força para interferir na nossa vida, acabamos sendo apenas um fruto da sociedade em que vivemos.

      Aos corajosos que tiveram folego e conseguiram chegar ate o final, expressem suas opiniões a cerca do assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário